Transforme a leitura
em voz alta em Horas Incríveis!

3 aulas online e gratuitas de 26 a 28 de outubro, às 21h!

Seus dados estão seguros conosco

Temos tudo a ganhar e nenhum tempo a perder. Se a leitura em voz alta é boa para todos, para os mais jovens é crucial. (…) Ler em voz alta é uma forma de retomar um espaço ocupado pelas novas tecnologias. Enquanto as telas tendem a nos isolar, enviando-nos para uma realidade virtual, ler juntos nos aproxima. Sentar-se com um livro, em companhia de outrem, transporta-nos ao mundo da imaginação embalados pelo calor da proximidade física a um outro ser humano. A criança que contempla, calmamente, as gravuras de um livro ilustrado, está absorvendo padrões artísticos de um modo que realmente não é possível em um desenho animado. Se as mil possibilidades do touch screen nos atarantam e dispersam, uma história lida em voz alta prende-nos o espírito e nos conduz a uma atenção profunda e sustentada. A linguagem das histórias enriquece o arcabouço linguístico dos bebês e auxilia as crianças pequenas a se expressar com fluência. Em se tratando de crianças mais velhas, histórias lidas em voz alta permitem-lhes conhecer narrativas que, de outro modo, estariam além do seu alcance. A experiência da leitura em voz alta mergulha a criança em torrentes de palavras, imagens e ritmos aos quais ela não teria acesso de outro modo. É uma experiência que alegra e cativa os corações de crianças, adolescentes e adultos. Ler em voz alta é, provavelmente, a intervenção mais eficaz e de mais baixo custo que podemos fazer pelo bem de nossas famílias e da nossa cultura como um todo.”



Seus dados estão seguros conosco

Marcela Saint

QUEM SOU EU?

MARCELA SAINT MARTIN é redatora, mãe de três filhos e apaixonada por histórias. Trabalhou no blog “Como Educar Seus Filhos” produzindo artigos sobre literatura e leitura em voz alta. Atualmente é chefe de redação e trabalha com o Dr. Italo Marsili na produção de conteúdo escrito. Nos últimos anos, além de cuidar dos filhos e trabalhar muito, tem se dedicado ao estudo e divulgação de informações sobre a leitura partilhada e suas implicações cognitivas e afetivas, incentivando as famílias a lerem para as crianças diariamente.